Futebol é paixão, religião, é indiscutível, é imortal.
O Futebol, move milhões o ano todo em todo mundo.. e a cada ano se transforma mais em empresa.
Vivenciamos uma era, em que um clube, é marketing, é administração, é receita, despesa, é ações na bolsa.
O velho time de futebol de antigamente que vivia de rendas dos jogos, venda de alguns jogadores já era.
Os times não são mais “de todos os torcedores”, são de um empresário, que vi no clube, uma empresa de sucesso.
Podemos citar o Corinthias como campeão no Brasil em atitudes de marketing.
Trazer Ronaldo, foi a melhor campanha já feita na história do futebol brasileiro.
Bom pra ele, que mesmo sem jogar tem o maior salário do Brasil, e bom pro time que consegue arrecadar milhões em patrocínios.
Pois o Ronaldo usa meu desodorante, meu aparelho de barbear, meu carro, meu tênis….
O Corinthias lucra com esse patrocínio até na axila, porque Ronaldo usa “Avanço”.
Times que se transformam em empresa é comum fora do Brasil, recentemente o time do Liverpool foi vendido para um grupo de investidores americanos.
A estratégia de investir em clubes de futebol cresce a cada ano.. deixando de lado a paixão.
O negócio é ganhar dinheiro e o futebol parece se um caminho ainda pouco explorado, mas que cresce.
Com a copa de 2014 no Brasil, será um festival de investidores e patrocinadores, tentando uma fatia, não necessariamente de clubes, mas de qualquer espaço que possa trazer resultados, vulgo dinheiro, para o bolso.
Futebol, é paixão, religião…. para alguns torcedores…
Porque o futebol está passando a ser um grande mercado de investimento.
Como sou São Paulo, nunca usaria “Avanço”..ahuhauhau
Nenhum comentário:
Postar um comentário